quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Quem Morreu?


Estava eu conversando com o Thales sobre a árvore genealógica dele. Ele levou um tempo para entender quem era mãe de quem, e quem era irmão de quem, visto que o Cacá tem cinco irmãos. Para o Thales entender que cada tio e tia dele eram filhos da mesma avó...Ufa!
Entendido pai, mãe e irmãos minha e do Cacá, passei para os bisavós maternos e paternos. Então passei a dizer os nomes da mãe e do pai de cada avô e avó dele.
E ele me perguntou:


- Cadê eles, mãe? Cadê a vovó Irene? Cadê o Vovô Raul?

Expliquei para ele, que eles já tinham morrido, estavam agora no plano espiritual, assim como o vovó Oscar (pai do Cacá).

Desse dia então, o Thales passou a falar diariamente em todas as pessoas que ele tinha conhecimento que tinham morrido. E começava:

- Vovô Oscar: morreu! Vovó Irene: morreu ! Vovô Raul: morreu ...

E saía a narrar todos os óbitos da família.
Isso acontecia todos os dias.
Um dia meu pai estava aqui em casa, não sabia dessa nova fase do Thales. Estávamos a lanchar. Então ele chamou meu pai "vovô Eloy , sabe? " ...daí começou a ladainha...

- A sua mãe: morreu; o seu pai: morreu; a mãe da Vovó Marília: morreu; o pai da Vovó Marília: morreu; o Vovô Oscar: morreu ...

Meu Pai me olhou intrigado, como a me perguntar mentalmente: O que é isso?
Então, ironicamente eu respondi:


- Não sabe não? É o boletim obituário. Patrocinado pela Sinaf !

Ele ficou tão fissurado nesse assunto, que se alguém falasse a palavra morreu, mesmo referindo-se ao carro ou qualquer coisa assim, vinha o Thales correndo num misto de curioso e ansioso, com suas veias do pescoço em pé a gritar:

- Quem morreu? Quem morreu: Quem morreu?

Claro, ele precisava atualizar seu boletim...

Um comentário:

Di & Lan disse...

Oi, maninha !!!!

Se eu estou aqui comentando, é porque eu não morri !!!
Avise isso ao seu pequenino...

Bjs