domingo, 7 de junho de 2009

Maternidade



A maternidade é um grande presente de Deus. É um marco na vida da mulher. Somos uma pessoa antes de ser mãe, e outra pessoa, muito melhor, após nos tornarmos mães.

É muito comum ver pessoas que ainda não são mães dizerem: "ah, quando eu tiver filho, eu não vou deixar de fazer nada!!! Quando eu tiver filho, não vou mudar um traço de mim.. Quando eu tiver um filho, vou levar ele para tudo o que é lugar" bla bla bla bla bla bla."

Mentira. Eu também pensava assim.

Somente a experiência faz com que vejamos a vida sob novo prisma, sentindo na pele a responsabilidade, o cansaço, as preocupações, as alegrias. Daí vem as mudanças.

Em mim a mudança foi drástica, profunda, mas totalmente renovadora. Queria muito ser mãe, mas acreditava que o bebê seria uma coisa fofa, lindinha, um boneco com vida, que eu poderia chamar de meu. Qual não foi minha surpresa descobrir que eles não gostam de tomar banho, fazem xixi na gente, acham que a madrugada foi feita para chorar e andar no colo, e todas as emoções concernentes a maternidade, que causam impacto, tanto no físico quanto no emocional.

Percebi então, que 2, 3, 4 meses sem dormir uma noite inteira pesavam no corpo físico. A disposição já não era tanta, e quando vi, lá estava eu deixando de fazer coisas, não pelo filho, mas por mim, pelo cansaço que pela primeira vez na vida estava tendo a oportunidade de experimentar. Pois quando em minha vida havia ficado mais de sei lá quantos meses sem dormir uma noite inteira sequer?

Compreendi naquele tempo algumas palavras que estão relacionadas a maternidade: renúncia, sacrifício, alegrias, paz, paciência e amor, amor, amor, e amor.

Mas o mais legal da maternidade para mim, foi o impulso que tive de me tornar uma pessoa melhor. Busquei e ainda busco conquistar em mim aqueles valores e virtudes que não tinha iniciado esculpir no meu espírito.

E sabe por quê? Porque sei que sou exemplo e referência para o meu filho. Porque ele me ama exatamente do jeito que eu sou. É puro, é sincero, é intenso e extremamente verdadeiro. E já que percebo que ele busca em mim, um modelo a seguir, então porque não oferecer a ele algo melhor?

E é assim que tem sido. Me esforço a cada dia da minha vida para conquistar a mansuetude, a simplicidade, a paz, a paciência, a compreensão, a tolerância. Não pensem que eu conquistei. Não!!! Mas continuo tentando.

Mostro a ele como é bom viver em paz. Como é bom seguir o caminho do Bem. E digo a ele que eu não sou um bom modelo a seguir, que devemos juntos buscar um modelo mais adequado, e que não há um modelo melhor do que Jesus.

É amor que sinto por ele, o desejo de oferecer o melhor, não materialmente falando, mas espiritualmente. Meu desejo é vê-lo feliz, equilibrado, e principalmente que seja uma pessoa do bem. E para isso busco reunir e canalizar todo meu esforço para esse fim.

Mesmo que para isso, não seja compreendida pelos que nos rodeiam, por acharem exagero, excesso de proteção, ou algo que não seja possivel de acontecer. Não me importa ser aceita, ou ser compreendida, porque eu mesma, há um tempo atrás, não tinha a visão da vida que eu tenho hoje e pensava da mesma forma que os que hoje me criticam.

O que importa realmente é ter a certeza que esse é o caminho certo, e que já posso colher alguns frutos dessa minha pequena plantação.

Hoje sei que tudo tem a hora certa de acontecer. E o Thales é a coisa mais maravilhosa que me aconteceu, justamente pelo que eu sou quando estou com ele.

Obrigado meu Deus pela maternidade, e muito obrigada Thales, por você ter aceito vir como meu filho. Espero honrar esse compromisso que assumi, quando Thales a nós foi confiado para educar e conduzir ao caminho da verdadeira felicidade.

Que Jesus nos abençõe hoje e sempre !!!!!!!

Nenhum comentário: